Trabalhando com charges
INDICAÇÃO: 6º ao 9º ano, de acordo com o aprofundamento dado. Podendo ser adaptado a alunos menores e maiores.
CONCEITO-CHAVE: Texto/Contexto; linguagem verbal/não-verbalOBJETIVOS: •Perceber a charge como unidade textual de sentido completo. •Trabalhar a correlação texto/contextual, imprescindível para compreensão da mensagem contida na charge. •Ler criticamente a mensagem da charge, principalmente nos seus aspectos de crítica, sátira e paródia. •Analisar a inter-relação texto verbal (esporádico) x texto não-verbal (constante) presentes na charge, enquanto elementos intensificadores de seu aspecto crítico. •Identificar o caráter da mensagem eminentemente sintética da charge. •Produzir textos estrutural funcionalmente semelhantes aos analisados. DESENVOLVIMENTO: 1a Parte: Análise do material: •Ler as charges. •Decodificar as mensagens, correlacionando-as aos fatos que as inspiraram. •Observar os elementos que constituem as charges (verbais e não-verbais) e classificá-las segundo apresentem apenas desenho, ou desenho e texto verbal, separando-as nesses dois tipos. •Analisar, primeiramente, as que fazem uso exclusivo de elementos não-verbais, com ênfase nos aspectos que conferem humor e mordacidade ao texto. •Fazer o mesmo com as que apresentem elementos verbais levando-se em conta, porém, a dimensão que a parte escrita assumirá no texto. •Elaborar quadro sinótico, listando os elementos encontrados nas charges analisadas. •O professor deve levar vários exemplos de charges para a sala de aula. •Chamar a atenção para o fato de que principalmente no caso da charge de caráter político, conhecer o fato que a originou é imprescindível para sua compreensão. •Observar a presença obrigatória do elemento não-verbal, e esporádica do verbal. •Observar que os elementos de ruptura que conferem o tom crítico-humorístico à charge podem ser de vários tipos. Por exemplo: exagero nos traços de pessoas retratadas (em processo semelhante à caricatura) ou introdução de elementos inusitados naquele texto. Ao fim desta atividade, apresentar três exemplos de charges que jogam diferentemente com seus elementos constitutivos. Texto 1: Charge sem palavras. Texto 2: Elemento verbal sobrepondo-se ao não-verbal – residindo humor nas falas dos personagens. Texto 3: Correlação perfeita palavras/ilustração. As falas só assumem sua real dimensão se levarmos em conta o contexto em que são produzidas.
2ª parte: Produção (individual ou em grupo):
•Procurar, em jornais ou revistas, notícias curtas, de caráter geral ou político, cujo tema se preste a ser retomado através de uma charge. •Elaborar a charge, lançando mão dos elementos do quadro sinótico. •Mostrar à turma a charge elaborada, para que seja avaliada sua adequação e alcance crítico em relação ao tema escolhido. •Mostrar painel onde sejam mostradas lado a lado as charges produzidas e as notícias que as inspiraram. VARIANTES: •Formar equipes. •Trazer para a sala de aula, em data pré-acertada:
- Exemplos de charges de diferentes autores atuais e temas (de
políticos, de artistas, de ocorrências, críticas à situação do país,
etc) pesquisados em revistas e jornais.
DICA:- Se possível, trazer charges lançadas à época de fatos marcantes da História. - A própria turma julgará a adequação do material trazido para o cumprimento da tarefa. - Será considerada "vencedora" a equipe que apresentar maior variedade de autores e de temas. Pode-se também pesquisar e interpretar charges animadas em vídeos, disponíveis na internet e propor aos alunos que busquem diferentes maneiras de apresentar charges criadas por eles.
Avaliação:
Observar as atitudes de responsabilidade, cooperação e organização dos alunos.Avaliar o desempenho global dos alunos continuamente a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos, levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais; |
Este blog é o espaço virtual para o desenvolvimento de atividades do Centro de Estudos para os professores da Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
TRABALHANDO COM CHARGES
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