sábado, 26 de maio de 2012

DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO


projetando a Sustentabilidade na Escola Brigadeiro
Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.
Gandhi
Tema da proposta: Sustentabilidade no Bairro de Água Santa: O que precisamos mudar?  Promover atitudes sustentáveis da comunidade escolar que mudem o cenário da Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima.
Justificativa: A Feira Multidisciplinar sobre Sustentabilidade  faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima, que este ano tem como temas:A biodiversidade ( Alimentos e animais), Água Virtual,(4° e 5° anos), A memória do Bairro de Água Santa(6° ano), 3 R”s reduzir, reaproveitar e reciclar os resíduos sólidos ( 7º ano), Consumo Sustentável (8º ano) e Processo de Favelização nas áreas verdes (9º ano).
Objetivos: Contribuir para a construção de conhecimento sobre sustentabilidade no processo histórico-cultural do bairro de Água Santa, através de atividades com o uso de diferentes mídias.
Público a ser envolvido: Toda a comunidade da escolar e entorno Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima
Mídias a serem utilizadas: internet, revistas digitais, jornais digitais, wikis, Educopédia, Webquest, fotografias (câmera digitais), vídeos com celular, vídeos com filmadoras, Construção de blogs, telejornais, fotoblogs, vlogs(blogs de vídeos), softwares para edição de imagens,apresentação de Power Point, Excel etc.
Atores e papéis que deverão desempenhar:
Equipe Técnico – Pedagógica: Coordenar todo o processo de elaboração e organização da Feira Multidisciplinar. Quem são? Larissa, Ilma, Regina Karla, Bruno e Zenilda.
Professores: Os professores serão os responsáveis pela elaboração do planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades para as turmas, onde os alunos em grupos deverão desenvolver produtos onde proporão atitudes de promoção da sustentabilidade no bairro da Água Santa.
Alunos: Os alunos deverão participar através da seleção do material para elaboração das atividades onde produzirão: revistas digitais, jornais digitais, wikis, Webquest, fotografias (câmera digitais), vídeos com celular, vídeos com filmadoras, Construção de blogs, fotoblogs, vlogs (blogs de vídeos), softwares para edição de imagens,apresentação de Power Point, Excel, Google docs. com questionários etc. sobre os temas disponibilizados pelos professores.
Metodologia e ou estratégias:
*      As turmas serão divididas em grupos e cada grupo terá um professor como responsável, para dirigir e elaborar a atividade a ser desenvolvida.


*      Cada ano terá um tema específico que são:
ü      A biodiversidade. Alimentos e Animais (E.I. Classe de Alfabetização)
ü      Projeto ciência Hoje para Crianças. (4° e 5° anos)
ü      A memória do Bairro de Água Santa (6° ano);
ü      3 R”s reduzir, reaproveitar e reciclar os resíduos sólidos ( 7º ano);
ü      Consumo Sustentável (8º ano); Sugestão da CP: Água e energia elétrica
ü      Processo de Favelização nas áreas verdes (9º ano).
*      Os professores deverão planejar atividades com bibliografia para pesquisa que deverão ser repassadas à CP.
*      No dia 18/06, os grupos arrumarão as suas respectivas salas com os materiais sobre o tema necessários às apresentações. O espaço deverá ser respeitado pela turma da manhã e da tarde. Cada grupo deverá estar caracterizado com cores, com nome fantasia e um brinde que será distribuído aos visitantes  que representará o “recado” do grupo sobre o tema.
*      No dia 19/06, no primeiro momento, será feita as apresentações aos professores para avaliação e no segundo momento “A Feira” será aberta a visitação da comunidade.                                                         
Período de realização:

Atividades
Semanas
28/5a 01/6
4/6 a 8/6
11/6a 15/6
18/6

19/6

Elaboração pelo professor da atividade a ser desenvolvida pelo aluno
X





Entrega da atividade à CP durante o CE
X





Divisão da turma em grupos pela CP
X





Entrega das atividades pelos profs. aos grupos
X
X




Acompanhamento da realização das atividades pelos professores

X
X



Realização das atividades pelos alunos

X
X



Arrumação das salas com os temas pelos grupos



X


Avaliação das apresentações pelos professores



X
X

Abertura  da Feira à comunidade




X


Critérios de avaliação da atividade: Nesta etapa será priorizado o desenvolvimento do aluno do ponto de vista psico-cognitivo. Os critérios serão: participação, freqüência, interesse, e aprendizagem dos conteúdos. Será realizada  durante o Centro de Estudos do professor uma reunião de avaliação e monitoramento das atividades entre professores e alunos. Ao final do processo haverá uma auto-avaliação (professores e alunos), avaliação coletiva do grupo e de seus integrantes (alunos, professores e equipe técnico pedagógica) e avaliação do final do projeto (alunos, professores, Equipe Técnico pedagógica e Conselho de Classe). A avaliação do grupo será realizada com notas de 1 a 5 a cada membro do grupo pelos os integrantes do mesmo. Cada nota só poderá ser usada uma única vez por cada integrante. Esta avaliação será realizada pela Equipe Técnico-Pedagógica.

Projeto elaborado Por: Profª Regina Karla de Azevedo


Referências do material pesquisado:
 Políticas Públicas e Indicadores para o Desenvolvimento Sustentável
  Autor: Silva, Christian Luiz da; Souza-lima, José Edmilson de
  Editora: Saraiva
  Temas: Meio Ambiente Ecologia
- Desenvolvimento Sustentável - Dimensões e Desafios
  Autor: Camargo, Ana Luiza de Brasil
  Editora: Papirus
  Temas: Meio Ambiente Ecologia
Dicas de Vídeos, sites e blogs sobre o tema:
Mini curso de busca na internet:
Guia sobre Ong’s que atuam com o meio ambiente:
Site Planeta Sustentável:
Instituto Akatu Consumo Consciente:
Os 3 R’s: Reciclar, reduzir e reutilizar.
Gastos com água no planeta(LÁgua Virtual)
Carta ao inquilino
Criando gráficos
Economizar água Turma da Mônica
Economia de água Chaves
Economia de água Legal! Dicas culturais
é tempo de aprender SESINHO
Nina a amiga da água
De onde vem a energia elétrica? TV escola
Dicas para poupar energia elétrica. Eletrosul
clipe para poupar energia.
Como reciclar o seu lixo?
Aquecimento global :
O brincar e o planeta Professor Sassá reutilização de embalagens
Natureza sabe tudo
5 ações
Carta 2070
Reflexão chocante!
Vídeo palestra meio ambiente
Desenvolvimento Sustentável
produção de alimentos
Crise de alimentos Legal!
Reportagem Segurança alimentar
Fome no mundo
blog sobre ecologia
Webquest sobre o uso da água
Água hoje e sempre
Noticia sobre a população brasileira

Água:





Nenhum comentário:

Postar um comentário